31/05/2009

VOCÊ TEM SE PREOCUPADO COM ELES?

1Timóteo 2: 1-4

Você acha que nosso país está indo de mal a pior? Você acha que nossos governantes, na sua maioria, são aproveitadores que se ocupam apenas em saber quanto vão roubar do nosso bolso? Você acha que o presidente tem que diminuir mais os impostos para que nosso poder de compra aumente? Você acha que nosso salário é literalmente "mínimo"? Eu também.

Agora pergunto: Você tem se preocupado em votar com consciência? Lembra-se do último candidato em que depositou seu voto de confiança? E a principal: Você tem orado por eles? No texto de hoje, veremos que a prática da oração em favor de nossos líderes políticos deve ser feita por nós, seguidores de Cristo e que ela tem um propósito comum.

1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,

2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.

3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,

4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Segundo nosso texto, precisamos orar "pelos reis e por todos que exercem autoridade". Hoje no nosso país, vereadores e deputados, prefeitos e governadores, senadores e o nosso presidente devem ser o alvo de nossas orações. Mas como é que posso orar pelo presidente? O texto nos ensina como podemos fazer isso. Vamos observar quatro palavras que nos ajudarão a enxergar isso melhor. "Oração" significa aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou de pensamento, em particular ou em público. "Intercessão" é quando pedimos algo em favor de outra pessoa e "súplica" significa pedir algo a Deus, para nós ou para outra pessoa. A quarta palavra, "ação de graça" significa gratidão.

Com isso, vimos que devemos orar por nossos governantes, pedindo em seu favor e agradecendo por eles. Podemos até orar para que eles se convertam a Jesus! Veja no verso 4 o que Deus deseja que aconteça com eles.

E essa prática pode trazer um belo resultado comum: "Para que vivamos vida mansa e tranqüila com toda piedade e respeito". Você não acha que se todos os cristãos brasileiros separassem pelo menos um dia na semana para orar por nossos governantes, nossa realidade não poderia ser diferente? Se o poder da oração pode até ressuscitar aquele que já morreu, o que não poderia fazer na vida de um vivo?

Fica o desafio. Vamos incluí-los em nossas orações? E você que não ora porque não tem motivos, não acha essa uma boa oportunidade para orar?

Que Deus nos abençoe

Marcelo Cardoso 30/05/2009