28/05/2009

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Jesus Acalma a Tempestade Marcos 4:35-41

35 - Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado". 36 - Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. 37 - Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. 38 - Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" 39- Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se!" O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. 40 - Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?" 41 - Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" Marcos 4:35-41 (NVI)

Como você reage diante de uma tempestade?

Nessa passagem teremos a oportunidade de refletir um pouco a respeito da nossa vida a luz deste texto da palavra de Deus, onde poderemos verificar através deste episodio em que Jesus acalma a tempestade, como os discípulos reagiram e como eles deveriam reagir em meio aquela dificuldade. Jesus neste momento da história já era amplamente conhecido. Multidões o seguiam devido o ensino pregado por ele que não consistia em palavra de homens, mas falava da parte do próprio Deus e com autoridade, diferente dos lideres religiosos que ali viviam e ensinavam todos os dias nas sinagogas, templo e em outros lugares.

Jesus não era apenas conhecido pelo ensino pregado, mas também pelos milagres que ele realizava. Isso atraia muita gente de todos os lugares, que viam até ele trazendo aqueles que sofriam de alguma doença ou eram perturbados por algum espírito imundo. Diante de toda essa realidade encontram-se os discípulos do qual Jesus havia chamado, homens simples comuns diante da sociedade, homens que Jesus chama para andar com ele, como também compartilhar com eles a responsabilidade de pregar o evangelho.

O capítulo 4 versos do 35 ao 41do Evangelho de Marcos menciona que Jesus naquele dia passou boa parte do tempo junto ao mar da galileia ensinando a multidão a respeito do reino de Deus utilizando-se de várias parábolas. Ao anoitecer Jesus chegou para os seus discípulos e expressou o desejo de atravessar para o outro lado do mar rumo à região dos gadarenos. O texto diz que deixando a multidão eles foram em direção à outra margem do mar da galíleia. A distância entre o lugar que eles estavam até a região dos gadarenos era de mais ou menos 21 quilômetros. Uma distância que dava para tirar um boa soneca. Pois noite + Viagem +Cansaço do dia = a Soneca , e foi exatamente isso que Jesus fez. Pegou seu travesseiro e foi para a popa do barco.

A viagem era tranqüila até que se levantou um forte vendaval. Os discípulos que eram pescadores já haviam ouvido e passado por tempestades principalmente ali no mar da galíleia, que de em tempos e tempos era envolvida por grandes tormentas. Porém aquele temporal estava em uma proporção avassaladora ao ponto da água começar a entrar no barco. Os discípulos vendo a tormenta foram na direção de Jesus acordá-lo e clamaram com uma pergunta inquietante: 'Não te importas que morramos'? Jesus se levanta, repreende a tempestade de forma que grande bonança se fez. E logo após questiona os discípulos o porquê deles estarem com tanto medo e por não terem fé ainda.

Aqueles homens estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" demonstrando em sua pergunta que não tinham conhecimento e confiança na pessoa de Jesus mesmo andando com Ele.

Nessa passagem aprendemos que :

  1. Todos nós somos passivos de enfrentar as Tempestades da vida.
  2. É preciso repensar as atitudes que temos em frente aos problemas. Como reagimos? ou Como deveriamos reagir?
  3. As tempestades revelam o que esta dentro de nós. Ela traz a tona o quanto confiamos em Cristo e na sua Palavra
  4. Aqueles homens agiram como se não conhecessem a Cristo mesmo diante do fato de estarem com ele todos os dias.


Abraço,

Eduardo 16/05/09