28/05/2009

PARA ERGUER UM ALTAR É NECESSÁRIO SE APROXIMAR

PARA ERGUER UM ALTAR É NECESSÁRIO SE APROXIMAR (1 Pedro 2: 4 e 5)

Todos vocês sabem o que é um altar? Alguém poderia me dizer para que ele serve? Para quem (ou para o quê) você tem erguido altares ultimamente? Para você mesmo? Para a pessoa amada? Para o dinheiro? No texto de hoje veremos que nós cristãos devemos erguer um altar a Deus todos os dias, e veremos também o que devemos colocar sobre ele.

"4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo".

Para erguer um altar ao Senhor é necessário "chegar-se" até Ele. Conforme destacado nos versos acima, daremos destaque a três trechos para que possamos entender isso um pouco melhor.

1 - CHEGANDO-VOS PARA ELE - Aqui a palavra "chegar" tem o significado de "aproximar-se". Para que possamos oferecer sacrifícios espirituais que sejam agradáveis a DEUS, como diz o texto, é necessário que nos aproximemos dele. Aproximar-se de DEUS está ligado ao relacionamento diário com Ele. É achegar-se a Ele constante e humildemente todos os dias, como filhos e servos que somos. Essa aproximação irá exigir de nós uma postura diferente. E qual é essa postura? É a da obediência, pois ninguém se aproxima de Deus sem obedecê-lo.

2 - SOIS EDIFICADOS CASA ESPIRITUAL - Quando nos achegamos a Ele através da obediência, uma casa diferente começa a ser construída: uma casa espiritual. Casa essa, construída com pedras vivas que somos nós. Quando estamos ligados a Ele nos tornamos pedras vivas e automaticamente essa casa espiritual é erguida. Essa casa também é um sacerdócio santo, um altar; o local onde sacrifícios são oferecidos a Deus. Para entendermos melhor essa idéia de sacrifícios precisamos retornar ao Antigo Testamento e relembrar rapidamente o que isso era e como era feito. Conforme o texto, nós hoje como igreja, devemos cumprir a função de um sacerdote. E como fazer isso? Veremos a seguir.

3 - OFERECER SACRIFICIOS ESPIRITUAIS AGRADÁVEIS A DEUS POR INTERMÉDIO DE JESUS CRISTO - A construção dessa casa tem o propósito de oferecer sacrifícios espirituais que são agradáveis a DEUS; de levar até Ele esses sacrifícios. Não mais pela vida do próximo como o sacerdote fazia antigamente, mas sim por nossas próprias vidas! Cada um, como uma pedra que faz parte de uma grande casa, levando a DEUS sacrifícios que são agradáveis ao Seu coração. E o que são esses sacrifícios espirituais? Vejamos alguns exemplos: A recepção e aceitação dos novos princípios de vida descritos na Palavra, a autonegação, o altruísmo, o recebimento da exortação divina com amor. Em resumo, podemos dizer que sacrifícios espirituais agradáveis a DEUS são nossas vidas dirigidas pela doutrina de Cristo. E como esses sacrifícios chegam até DEUS? Chegam através de Jesus Cristo, que é o caminho que nos liga a DEUS. Mesmo se andássemos com um altar debaixo do braço eles não chegariam até Deus se não fosse por Jesus! O véu foi rasgado através de Seu sacrifício voluntário (João 10:18). Ele é o nosso único guia. Por isso tudo que fazemos espiritualmente e que é relacionado a DEUS, passa primeiro por Jesus Cristo.

Para nos relacionarmos com Deus é necessário que nos aproximemos dele. Essa aproximação exigIRÁ DE NÓS obediência e através DESSA PRÁTICA, OFERECEREMOS SACRIFICIOS ESPIRITUAIS QUE agradam AO SEU CORAÇÃO.

Marcelo Cardoso – 02/05/09