28/05/2009

QUE TIPO DE MODELO EU SOU?

QUE TIPO DE MODELO EU SOU (Colossenses 3:12-14)

Quem não gosta de andar na moda? Se vestir bem hoje é quase uma obrigação, existem roupas para todas as tribos e estilos, então pra entrar na moda você só precisa escolher seu look e pronto. Geralmente uma tribo é identificada pelas suas vestimentas e pelas suas atitudes. E nós somos identificados como? Paulo fala um pouco sobre como deve ser o look do cristão, então vamos ler e aprender um pouco com ele.

Geralmente quando colocamos nossas melhores roupas o fazemos com vistas a agradar a quem nos olha e só as usamos em algumas ocasiões especificas. Porém a proposta de Paulo é diferente, ele pede para que entremos nesta roupa e não mais saiamos dela, deve ser nossa roupa do dia a dia. Os materiais que compõem esta nossa nova roupa são matérias primas essenciais e valiosíssimas que com certeza farão todos nos notarem, entre ela encontram-se: Profundos afetos de compaixão, Misericórdia para com os outros, bondade para com os outros, ter uma opinião humilde de si mesmo quando se comparar aos outros, ser gentil para com os outros, ter uma paciência grande quando se trata de punir os erros dos outros.

Como sei que estou vestindo roupa nova e não aquela velha? Como eu já disse toda roupa tem uma ocasião certa para ser usada e se presta a determinada função, pois bem vejamos qual é a função dessa roupa nova que devemos vestir. Para ter certeza que estou vestido com a roupa certa para os eleitos de Deus, duas características básicas vão ser vistas em mim.

Suportando com dor; a convivência com nossos iguais é dolorosa demais, isso pelo fato de que somos pessoas diferentes umas das outras. Somos mestres em projetar nos outros expectativas altas demais e quando elas não correspondem ficamos magoados. Além disso, outro fator gerador de dor nos relacionamentos é a tendência humana de sempre enxergar o erro alheio com um peso diferente daquele que é usado para pesar suas próprias faltas. O resultado é indisposição e intolerância para com as faltas dos outros. Muitos relacionamentos acabam sendo destruídos por isso. Porém quando vestidos como eleitos temos mais disposição para suportar mesmo com dor os erros do irmão. Isso não quer dizer que seremos coniventes com o erro dele, pelo contrário, combateremos o erro, mas amaremos e suportaremos o irmão.

Perdoando como Cristo; Não é possível suportar com dor os relacionamentos problemáticos que temos com nosso próximo, a menos que, estejamos dispostos a perdoar como Cristo perdoa. Todos os dias, nos decepcionamos com outras pessoas, elas nos maltratam, enganam, ofendem e, então, é preciso que eu esteja disposto a perdoar para reparar a sanidade no relacionamento. A falta de perdão gera a raiz de amargura que dá lugar ao ódio e conseqüentemente ao homicídio. Quem veste roupa nova precisa se dispor a perdoar, pois esta é a roupa de que é eleito de Deus e um dia vai participar das bodas de Cristo vestido com elas, poderá sentar a mesa com seu Deus e Cristo. Precisamos ser generosos no perdão assim como nosso Senhor. Acima de tudo esteja o amor que é o vinculo da perfeição. A palavra traduzida por vinculo se refere aos ligamentos do corpo que une os membros uns aos outros. Se pretendermos ter relacionamentos interpessoais bem amarrados precisamos ligá-los com a corda do amor, só ele nos capacita a vestir a roupa que nos capacita a suportar com dor e perdoar as ofensas.

Cabe a cada um de nós decidirmos qual será a roupa que usaremos a partir de hoje, lembre-se que cada tribo é identificada pela roupa que veste então me diga qual é a sua tribo?

Marcus Vinicius - 21.03.09