02/08/2009

COMO DEVE SER NOSSA ADORAÇÃO

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito em verdade. (João 4:23-24)

Quando você vê ou ouve essa expressão "ADORAÇÃO" o que vem a sua mente? Adoração faz você pensar em pregação ou comunhão? Em cantar ou orar? Em louvar ou meditar? A palavra a Adoração é usada por muitos cristãos para designar uma variedade de experiências e impressões. Muitos limitam sua adoração a um "Culto de Adoração" que acontece normalmente aos domingos. Seja o que for que a palavra adoração sugere a você pela sua própria experiência e expressão, essa palavra deveria falar primordialmente a respeito da reação para com Deus. Quando Jesus conversou com a samaritana, Ele não mencionou a estrutura da nossa adoração a Deus. Ele não falou sobre a liturgia do culto. Ele não definiu a forma, mas o conteúdo da nossa adoração, que deve ser em espírito e em verdade. Nesse caso, o que é Adoração? Adoração é uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos Sua dignidade. Adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima, é uma reação. Adoração não é apenas uma sensação, é uma declaração. Adoração não é uma música muitas vezes mal tocada, ou mesmo quando é de boa qualidade, e sim uma vida diária com Deus.

A nossa adoração não se limita às canções que entoamos, ou quantas vezes freqüentamos um "Culto de Adoração". Adoração envolve muito mais que isso. Ela é o nosso estilo de vida. Por isso, se a nossa maneira de viver em casa, no trabalho, na escola é diferente da maneira como vivemos na Comunidade de Fé, não estamos sendo verdadeiros adoradores. Estamos mentindo quando lá na frente cantamos que amamos a Deus, quando levantamos nossas mãos, quando nos prostramos, se a nossa realidade fora de lá é outra. Em Marcos 7:6, 7 diz: "Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens". Deus nos convida a adorá-lo não somente com os lábios, com a aparência, mas a nos aproximarmos Dele com todo o nosso coração, e isso requer renuncia, quebrantamento, temor, humildade, sinceridade e vida íntima com Deus todos os dias.

Então como deve ser a nossa Adoração a Deus?

A verdadeira adoração exige de nós uma vida transformada, exige uma vida de comunhão diária com Deus, através da oração e da leitura da Palavra, pois como vamos adorar a quem não conhecemos? Mas do que inútil é o culto que desconhece Aquele a quem devemos submissão e lealdade. Por isso, precisamos parar e refletir a maneira como estamos nos apresentando diante de Deus, e só assim nossos corações estarão guardados do orgulho, do egoísmo, da fama, dos aplausos, e não vamos querer honra ou reconhecimento, mas saberemos a dar Honra Aquele que é Digno de toda a Glória e todo o Louvor.

Reflexão baseada no livro "Adoração Bíblica" (Dr. Russell P. Shedd)

Abraço a todos!!! Fiquem na Paz do Mestre!!!

Edilma de Gois